domingo, 3 de junho de 2012

As conquistas que tais formações conseguem gerar


Alguns Grupos Humanos

Em todos os campos são marcantes os avanços das mulheres. Isto resultou de uma história de lutas e conquistas, na qual o grupo do movimento feminista, em cada momento com feições próprias, ajudou a escrever uma página.  Algumas datas e eventos marcantes.

1857 -  8 de março - EUA, Nova York - 129 operárias morrem queimadas pela força policial, numa fábrica têxtil Cotton, em Nova York. Elas ousaram reivindicar redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias e o direito à licença-maternidade. Em 1910, o Congresso Internacional das Mulheres Socialistas institui o 8 de março como Dia Internacional da Mulher, em homenagem a essas mulheres.
 1932 - Brasil - O Governo de Getúlio Vargas promulgou o novo Código Eleitoral pelo Decreto nº 21.076, de 24 de  fevereiro,garantindo finalmente o direito de voto às mulheres brasileiras.
1951 - OIT - Aprovada pela Organização Internacional do Trabalho, a 19 de junho, a Convenção de Igualdade de Remuneração entre trabalho masculino e trabalho feminino para função igual.

1985 - Brasil - Surge a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher - DEAM, em São Paulo.
 A Câmara dos Deputados aprova o Projeto de Lei nº 7353, que criou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

1996 - Brasil - O Congresso Nacional incluiu o sistema de cotas, na Legislação Eleitoral, obrigando os partidos políticos a inscreverem, no mínimo 20% de mulheres em suas chapas proporcionais ( Lei nº 9.100/95 - § 3º, art. 11), e a Lei 9504/97 eleva para 30%, sendo que para 1998 foi definido 25% das vagas.



Grupo de negros no Brasil
Historicamente o negro sempre foi motivo de discussões no Brasil. Do seu uso como objeto de trabalho, a sua incorporação como trabalhador, de sua invisibilidade social a sua luta por inclusão. Vários são os temas que freqüentam os debates, mas, de uma maneira geral, as diretrizes não são traçadas pelos negros.
Desde o inicio, ainda no século XVI, a incorporação do negro ao Brasil foi balizada pela elite, este mesmo grupo para camuflar a dominação e exploração econômica, criou instrumentos de coerção intelectual que justificavam a idéia da superioridade branca. Com o passar do tempo esta dominação se incorporou aos conceitos sócio-culturais brasileiros e acabou tornando-se parte da superestrutura do Estado.
Uma conquista parcial do movimento negro
Sob a pressão da luta do povo negro brasileiro, 160 instituições públicas brasileiras de ensino superior já adotam algum tipo de cotas para ingresso na universidade 



As conquistas do Grupos de trabalhadores

Com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, os trabalhadores passaram a ter garantidos direitos individuais e coletivos.
Dentre os direitos sociais mais importantes:
- Aumento da multa do FGTS em caso de dispensa sem justa causa;
- Seguro desemprego;
- Salário Mínimo;
- Duração do período de trabalho: 8 horas diárias e quarenta e quatro horas semanais;
- Jornada de seis horas para trabalho em turnos ininterruptos de revezamento;
- Repouso semanal remunerado;
- Remuneração de serviço extraordinário (horas extras) com acréscimo de pelo menos 50%;
- Férias anuais, com acréscimo de um terço;
- Licença maternidade de 120 dias e paternidade de 5 dias;
- Ampliação dos direitos para trabalhadores domésticos;



MOVIMENTOS HOMOSSEXUAIS:
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE COLETIVA
ENTRE A ECONOMIA E A CULTURA. O CASO
DE DOIS GRUPOS BRASILEIROS
O movimento GLBTT traz diversas especificidades. Esse movimento seria apenas um exemplo típico de um movimento que traz em suas reivindicações mudanças que podem ser entendidas tanto como econômico-estruturais quanto simbólico-culturais. Como pensarmos, por exemplo, manifestações que visam a instituição da parceria civil registrada, que seria uma forma de luta que demanda mudanças em elementos simbólico-culturais – como os conceitos tradicionais de família e certos preceitos religiosos –, mas com a intenção de garantir também direitos diretamente ligados às questões estruturais, como o direito a seguros sociais e de saúde, pensão, distribuição de rendas e divisão de bens.




Grupos Animais
Os cães são predadores que herdaram esse comportamento social, de grupo. Para os cães, o ser humano faz parte do seu grupo. A matilha necessita de um líder, que pode ser um cão ou um humano. Esse líder impõe regras de convívio, e os cães podem reconhecer um humano como seu líder, e irão seguí-lo.
O líder é aquele que protege os demais e impõe limites para que a matilha prospere. Na Natureza, o líder  come primeiro,  decide a hora de atacar,  escolhe e demarca o território. O lider indica o rumo caminhando à frente. e também vai manter a ordem e a paz da matilha.
Para os cães a hierarquia é obrigatoria e cada um sabe exatamente o lugar que ocupa dentro do grupo. Os cães se testam continuamente para saber quem é o lider. 
 
Há duas classes na hierarquia canina: o submisso e o dominante. 
E, essa hierarquia  começa a se formar nas brincadeiras dos filhotes. O cãozinho que fica por cima demonstra que é mais forte (dominante), enquanto o mais fraco (submisso) expõe o pescoço e a barriga.

    




Nenhum comentário:

Postar um comentário